Porque será que alimentos nutritivos e gostosos parecem ao primeiro instante, impossíveis de estarem harmoniosamente na mesma frase… Ops: na mesma refeição?!
E somado ao fator vegetarianismo então… pronto!
Já são motivos de sobra para pessoas torcerem a boca e franzirem a sobrancelha no melhor estilo de aversão, duvidando ser possível unir saúde e sabor em refeições livres de “ingredientes” animais.
Sabemos que a alimentação é mais do que fornecer ao nosso organismo nutrientes para suas funções vitais. Aliado a essa necessidade, temos aquele que pode ser considerado um dos cinco sentidos mais cortejado: o paladar, que nos oferece a capacidade de reconhecer o gosto de cada substância que experimentamos.
Explorar a matemática, a alquimia e a arte da culinária fica a cargo daqueles que veem na gastronomia uma fonte de criatividade para explorar as quatro principais qualidades “palatais”: azedo, doce, salgado e amargo. Proporcionando aos que preferem exercitar somente a parte mais fácil e gostosa, delicias gastronômicas que nos seduzem antes de qualquer coisa pelos outros sentidos: o visual convidativo e o aroma instigante, completando todo esse ritual alimentício que praticamos diariamente.
É válido lembrar que o paladar não é apenas um sentido útil às necessidades funcionais do nosso corpo, ele também regula uma das principais atividades promotoras do aprendizado social: Comer!
A comida está no centro do contato social humano. Nossos encontros sociais invariavelmente começam ou terminam em torno de uma mesa, então que façamos desses momentos as melhores oportunidades para praticar e promover uma alimentação vegetariana e propagar os valores do veganismo em prol da defesa dos animais; comprovando também que ser vegano ou vegana, é fácil e prazeroso, e ainda traz bônus para saúde e ao meio ambiente!
A partir de agora, estarei aqui compartilhando dicas e receitas, para juntos experimentarmos essa missão tentadora de saciar a fome, explorando unicamente, uma infinidade de combinações entre temperos, frutas, legumes, verduras, cereais e massas.
Então vamos ao que interessa! rs
Comecemos com o ingredientes principal para uma boa receita:
Confiança!
Sim, exercite sua liberdade e una o que tem na sua despensa sem medo de errar.
Essa receita de Espaguete surgiu assim. Num domingo preguiçoso a fome veio e o que tinha no armário foi indo para panela.
Anote aí !
😉
Ingredientes:
160gr de Espaguete de Sêmola
½ Berinjela pequena
2 Pimentas Cambuci
10 Azeitonas Pretas
100gr Tofu fresco
Mostarda em grão
Salsa
Curry
Shoyu
Azeite
Sal à gosto
Modo de Preparo:
Cozinhe o espaguete e à parte aqueça o azeite com os grãos de mostarda em fogo baixo.
Quando a mostarda começar estalar, acrescente o Tofu em cubinhos com o Curry e mexa até dourar levemente.
Coloque a berinjela crua também em cubinhos, as azeitonas e pimentas picadas, regue com um pouco de azeite, shoyu e tempere com sal.
Mexa, deixe refogar por 5 minutinhos e pronto, coloque folhinhas de salsa e sirva com molho mostarda junto à massa.
* Para acompanhar, salada de agrião com beterraba e pepino vão muito bem.
Serve 2 pessoas famintas oferecendo elevados índices de nutrientes antioxidantes presentes na berinjela, na azeitona e mostarda, além de vitaminas A e do complexo B.
A proteína também fica garantida pelo tofu e beterraba.
Essa refeição também oferece excelentes fontes de vários minerais essenciais, tais como fósforo, magnésio, potássio, ferro entre outros.
Bom apetite!
Deixe uma resposta