O Selo de Arquitetura Notável é o prêmio instituído em São José dos Campos pelo Ipplan para destacar projetos arquitetônicos ousados, sustentáveis e que valorizem a estética urbana.
Serão certificados empreendimentos residenciais, comerciais e industriais que seguirem padrões definidos e se destacarem pela arquitetura diferenciada, conforme critérios de originalidade, beleza, acessibilidade, sustentabilidade e contemporaneidade.
Os projetos serão analisados por sete representantes do Ipplan, a prefeitura joseense (secretarias de Planejamento e Meio Ambiente), Aconvap, AEA, Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano.
Inovação
“Os prédios deixarão de ser os vilões da cidade para se tornarem os ‘mocinhos’, com a beleza, sustentabilidade e a inovação premiados pela prefeitura”, disse o arquieto e urbanista Rubengil Gonçalves que está trabalhando no primeiro projeto e que já inscreveu outros dois.
Inscrição
Para concorrer ao selo sustentável, os profissionais ou empreendedores deverão inscrever os projetos na Secretaria de Planejamento.
“Além da preocupação com o meio ambiente, que é valorizada com esta iniciativa, a estética urbana nos edifícios também é fundamental”, disse Cynthia Gonçalo, diretora geral do Ipplan. “O selo cria uma identidade e mais um atrativo para São José ao tornar atraente as construções verticalizadas.”
Valorização
Segundo Cleber Córdoba, presidente da Aconvap, a análise avaliará se a obra “está contribuindo de forma harmônica com o desenvolvimento do município” e com a valorização do setor.
Também será analisado se a obra “agrega valor artístico ao local, se atende ao conceito de desenvolvimento ambiental e sustentabilidade e se acompanha as inovações nos processos construtivos”.
Inspiração: O Vale
Deixe uma resposta