Conforme está sendo veiculado, a Ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, publicou em seu twitter o apoio aos Guaranis-Kaiowás em uma reunião feita hoje (30/10/2012) com membros da tribo indígena.
A medida foi acatada pelo Governo Federal, porém, agora devemos continuar a pressionar para que sejam agilizados os estudos para a demarcação do território da comunidade indígena, de uma forma que realmente seja coerente com o que eles necessitam.
A decisão da desembargadora Cecília Mello atende a pedido da União e suspende ainda a multa de R$ 500 ao dia fixada pela 1ª Vara Federal de Naviraí.
A magistrada, porém, limita a ocupação indígena na fazenda Cambará a apenas um de 760 hectares totais da propriedade, ou seja, o equivalente a 10 mil metros quadrados, e apenas até que seja feita pela Fundação Nacional do Índio (Funai) a demarcação de uma reserva para a comunidade Pyelito Kue.
• A Luta ainda não acabou !
Mais informações:
• Guaranis kaiowás pedem à Procuradoria-Geral da República mais segurança e rapidez na demarcação de suas terras (clique aqui)
• Justiça suspende expulsão de guarani-kaiowá de fazenda ocupada em MS (clique aqui)
Deixe uma resposta