Veganos mobilizaram-se em Porto Alegre (RS)
No meio-dia deste domingo de Páscoa, 27 de março, voluntários veganos independentes e os ativistas da Vanguarda Abolicionista promoveram um delicioso almoço vegetariano para pessoas em situação de rua.
No cardápio, foi servido feijoada, hambúrguer, purê de batata e beterraba, muffin de legumes, chocolates, limonada, refresco e até refrigerante. Algumas peças de roupa também foram doadas para essas pessoas.
E por que almoço vegetariano?
Almoço vegetariano por que com uma alimentação inteiramente vegetal torna-se possível alimentar com mais propriedade e qualidade nutricional esses moradores “de rua”, e além dessa ação combater a fome diretamente, o fato de se utilizar apenas vegetais possibilita contribuir de maneira positiva e respeitosa em maior parte da cadeia de alimentos, considerando que se fosse utilizado algum alimento de origem animal o número de vegetais desperdiçados para produzir esse produto animal seria gigantesco, precisaríamos de uns três planetas para alimentar toda população com produtos de origem animal, portanto, utilizar alimentos exclusivamente vegetais é uma forma de economizar enormes quantidades de grãos e cereais que iriam para alimentação dos animais escravizados pela pecuária e que poderiam ser usados para alimentar os humanos, além, é claro do fator ético, de evitar o sofrimento e morte desnecessária dos animais.
Tomemos como exemplo de explicação sobre o tema “fome mundial e vegetarianismo” o vídeo a seguir que trata do modo de vida vegano:
A atividade aconteceu no largo Glênio Peres, coração do Centro da capital gaúcha, em Porto Alegre (RS).
Vegetarianismo
O vegetarianismo é, por definição, a corrente dietética que estipula a alimentação exclusivamente vegetal, com abstenção de todos os “ingredientes” de origem animal. Por conseguinte, qualquer pessoa que consuma carne de animais (vermelha ou branca), ovos, leite, mel, gelatina, cochonilha ou qualquer outro produto de origem animal não é genuinamente vegetariana.
Veganismo
O Veganismo é uma atitude diária pelos animais, um modo de vida que consiste em não apoiar atividades que os explorem, não consumindo produtos de origem animal na alimentação, vestuários, higiene, cosméticos, e, evitando ao máximo, o uso de produtos testados em animais. O efeito social do veganismo é de representar os interesses e a voz dos animais em não serem tratados como alimentos, mercadorias, recursos ou objetos.
• Clique para saber mais sobre o Vanguarda Abolicionista ou sobre Veganismo.
Deixe uma resposta