Chocolate pode se tornar um alimento raro
Um estudo do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT, na sigla em espanhol), na Colômbia, afirma que este produto milenar pode ser “extinto” e corre o risco de se tornar escasso em quatro décadas, tornando-se um produto de luxo com preço nada doce. Informações do portal Exame.
A elevação de 2 a 3 graus Celsius na temperatura do planeta – o que segundo os cientistas, deve acontecer até 2050, se não frearmos as emissões globais podemos causar danos irreversíveis nas principais regiões de cultivo de cacau: Gana e Costa do Marfim, que juntos respondem por 2/3 da produção mundial do fruto.
Encomendada pela fundação Bill & Melinda Gates, a pesquisa mostra que, para fugir do calor, os fazendeiros estão começando a cultivar cacau em maiores altitudes, porém bem mais frias e limitadas, o que exige tecnologias de plantio novas para garantir a adaptação.
Já imaginou um mundo sem cacau?
Se houvesse uma maneira de impedir o aquecimento global não só pela sobrevivência do chocolate, mas por toda a fauna que é afetada, você faria?
Sabia que a indústria não é a maior responsável pelas mudanças climáticas? Veja mais informações assistindo ao filme “Uma Verdade Mais que Inconveniente”.
Deixe uma resposta