Aquecimento Global: qual seria a atitude mais sustentável que poderíamos tomar?
Aquecimento Global (Global Warming) muito se é falado sobre esse termo nas últimas decadas, mas poucos realmente sabem o que significa, como acontece e principalmente quais são os principais fatores que ocasionam o aquecimento do planeta.
As mudanças climáticas tomaram forma e ficaram conhecidas mundialmente em 2006 com o Relatório Stern do economista Nicholas Stern e com o documentário “Uma Verdade Inconveniente” de Al Gore um político americano que perdeu as eleições a presidência dos EUA por George W. Bush e que para muitos criou o documentário como uma forma de atrapalhar seu oponente.
Mais do que disputas políticas ou econômicas, a questão da qual o documentário vai tratar está além desses interesses, ela é fundamental (hoje mais do que nunca) não só por toda defesa ambiental do ponto de vista egoísta humano, mas também por toda fauna, flora e os animais de modo geral que dependem do planeta em equilíbrio.
E é sob esse viés, evitando a ecologia rasa do “feche a torneira ao escovar os dentes”, que o Partido “dos Animais” da Holanda questionou “a verdade” do documentário “Uma verdade inconveniente” de Al Gore por fazer denúncias ambientais somente contra a indústria (ignorando todo o setor pecuarista que produz impacto também alarmante).
Apresentado por Marianne Thinner, o documentário chamado “Uma verdade MAIS que Inconveniente” criado pela Fundação Nicolaas G. Pierson, aborda o tema de maneira bem dinâmica, com animações, muita informação e levanta algumas questões interessantes não reveladas pelo pecuarista Al Gore, confira:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=dk7LPUHes8U 610 340]
Algumas informações extras sobre o filme:
• A Pecuária é responsável por 18% das emissões de gases de efeito estufa, sendo que todos os transportes do mundo (carros, motos, aviões, ônibus, navios, etc.) juntos, são responsáveis por apenas 13%;
• Metano é 20 vezes mais poluente do que o CO²;
• Quarenta a 50% de todos os cereais não são consumidos diretamente por seres humanos, mas pelos animais que são criados para virarem produtos e 75% da soja também vão para eles. São necessários 7 quilos de grãos, milho e soja para produzir 1 quilo de carne. Não é uma forma inteligente de produzir alimento, afirma Marianne Thinner;
• O filme ressalta ainda uma questão irrefutável: quanto maior o crescimento de um país, mais seus habitantes consumirão carne;
ATENÇÃO: Uma verdade mais que inconveniente foi desenvolvido por um partido político bem-estarista, portanto, não possui um conteúdo verdadeiro sobre Direitos Animais, não proporcionando ao espectador uma mensagem que quebre barreiras, que motive o mesmo a adotar uma postura realmente eficiente que evite ao máximo a exploração animal, que respeite verdadeiramente os animais e o planeta, ou seja, uma postura vegana.
Portanto, o vídeo não traduz a opinião do Camaleão (que é animalista e a favor do não consumo de produtos de origem animal), sendo publicado apenas com base em sua qualidade de produção e informação sobre os impactos socioambientais da produtificação / escravidão de seres sencientes.
• Recomendamos ao público leitor que para ter continuidade no assunto sobre Direitos Animais, acesse o site: www.sejavegan.com.br
Deixe uma resposta