Vaquejadas e Rodeios agora são Patrimônio “Cultural” Brasileiro
O Presidente Interino Michel Fora Temer sancionou o PL 24 /2016 que eleva o Rodeio, a Vaquejada, e similares, à condição de manifestações da cultura nacional e de patrimônio cultural imaterial.
A nova Lei foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU) e torna práticas como “montarias, bulldog, provas dos Três Tambores, Team Penning e Work Penning” atividades culturais “brasileiras”, conforme o próprio nome já demonstra a contradição.
O Projeto de Lei da Câmara 24/2016 agora tornou-se a Lei 13.364/2016. Outro ataque também veio hoje com a rápida aprovação da PEC 50, a PEC da Vaquejada, que afirma que atividades culturais não podem ser definidas como cruéis contra os animais e que foram votadas na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) no instante da publicação dessa matéria.
O impacto dessas leis é tornar praticamente impossível ONGs atuarem na tentativa de barrar eventos de rodeios e vaquejadas, bem como aprovar leis municipais ou estaduais que proíbam tais práticas.
Mais uma afronta a Democracia Brasileira que em sua maioria é contrária a prática da Vaquejada, conforme evidencia enquete feita pelo Senado Federal. Será que o Presidente Temer que já assumiu o golpe irá legalizar no Brasil também as rinhas de cães? Não é de se duvidar.
Nota do Portal Veganismo: A luta continua! Rodeio não é cultura, Rodeio é Tortura!
Fechamos essa matéria com um grande “Fora Temer” para todas e todos e a brilhante música de Chico César:
É hora do movimento repensar suas estratégias e atuações.
Deixe uma resposta