Ahhh o verão!
Pode ainda ser primavera ou ser qualquer outra estação, o fato é que – principalmente – em dias quentes, nada melhor que um belo suco beeem gelado para saciar a temperatura, eliminar a sede e agraciar o paladar, além é claro; de adquirir inúmeros benefícios das frutas! E não são apenas elas que podem, e devem,fazer parte dessa missão!
Os sucos funcionais assim são chamados, por unirem ingredientes que possuem além de suas funções nutricionais básicas, poderem produzir efeitos metabólicos e/ou fisiológicos. Também conhecidos como suco verde, pois grande parte das receitas é prevalecida por essa cor, eles consistem em misturar frutas com hortaliças, legumes, cereais e também raízes. E ao contrário do que muitos podem imaginar, variadas combinações ficam bem saborosas!
As propriedades dos sucos funcionais variam de acordo com a composição, e vão desde limpeza do organismo, a redução de peso, aceleração metabólica, benefícios para pele, combatentes do inchaço e inúmeras outras funções. E não existe regra na receita… Vale ousar nas misturas para diversificar o sabor, mas o legal é ter conhecimento das propriedades de cada item que você vai incluir na miscelânea, para criar equações nutricionais e degustativas de forma positiva.
Nos últimos tempos tornou-se moda o consumo desse tipo de suco, popularizado pelas dietas de emagrecimento como hábito coringa para atingir ambiciosos objetivos. Mas a real, é que não há receitas milagrosas e adquirir e manter o hábito de beber sucos naturais de fruta, ao menos uma vez ao dia, dever ser parte de uma rotina saudável.
Já é possível encontrar sucos funcionais prontos na garrafinha esperando você na prateleira do mercado, mas vamos combinar que cabe a nós deixarmos a preguiça culinária de lado e adotarmos sim, tais práticas preferencialmente da maneira natural, como forma de prevenção de doenças, fortalecimento da saúde e porque não, como forma de explorar novos ingredientes e sabores, consumindo bons níveis de vitaminas e minerais e fazendo do suco, um aliado diário na complementação de uma alimentação balanceada.
Algumas dicas e procedimentos podem facilitar a missão de preparar um suco funcional:
As hortaliças depois de devidamente higienizadas, podem ser batidas no liquidificador (com água suficiente para torna-las em modo líquido) e delas fazer cubinhos de gelo, o que também facilita na hora de medir as doses de clorofila do suco, a cargo da couve, espinafre, salsão, hortelã, agrião e outras folhas, por exemplo.
Muitos tipos de frutas, podem ser congeladas já lavadas, descascadas e picadas em pequenas porções para suprir seu consumo semanal e agilizar o preparo rotineiro do suco. Tais práticas também prolongam a validade desses alimentos.
Prefira sempre compor o suco de forma a combinar um item de cada: fruta, verdura, legume, raiz e acabe com a opção única e limitada de um tradicional suco laranja. Vale acrescentar sementes e cereais, como chia, quinua, amaranto, cardamomo, farinha de banana verde, guaraná em pó e o que mais puder turbinar seu super suco, e atreva-se a experimentar esses coquetéis deliciosos 😀
No AtmaVeg, preparados na hora, os mais pedidos são o suco Energizante, Desintoxicante e o Antioxidante que é feito com Manga, Cenoura, Limão e Hortelã. Embora não haja regra, há itens queridinhos para compor uma receita, como o caso da couve-mantega que é fonte de fibras, rica em antioxidantes e possui baixo teor calórico, além de promover a saciedade, ajuda a regular o intestino e também evita o acumulo de gordura corporal.
Você pode encontrar múltiplas receitas numa rápida pesquisa na web, mas deixe sua criatividade também fluir! Num dia qualquer eu resolvi variar as opções de fruta, e desejava incluir a goiaba nessa brincadeira… Pesquisei e encontrei uma ou duas receitas que não me seduziram a ponto de prova-las, então resolvi inventar o que batizei de Suco Fortificante!
A protagonista goiaba, é das frutas campeãs em vitamina C, ela tem o dobro da concentração do limão, e também possui vitamina A, B1, B2 e B6, é rica em potássio e é considerada uma das mais completas e equilibradas frutas, no que diz respeito ao valor nutritivo.
Inclui a Maçã, que é um dos frutos mais apreciados do mundo. Contém 85% de água, ácidos orgânicos, favorece especialmente a assimilação do cálcio e também possui vitaminas A e do complexo B, entre outros benefícios.
E adicionei salsinha, rica em minerais e com grande capacidade diurética; e a beterraba, também um poderoso antioxidante – propriedade comum entre esses ingredientes – e a qual potencializa a atividade da vitamina C. E não podia faltar o gengibre, que se deixar eu acrescento em tudo rs
Anote e beba sem moderação:
1 goiaba vermelha
½ maça
1 fatia moderada de beterraba
2 cubinhos de couve
1 talo de salsa
1 lasca de gengibre a gosto
em média 400ml de água + gelo
Chia e Quinoa também a gosto
1 colher de sopa rasa de açúcar cristal orgânico
Ahhh! E uma rodela de rabanete para degustar e fazer charminho 😛
Bata tudo no liquidificador, sirva e tenha manhãs mais felizes!
Importante:
Troque a água por água de coco, laranja ou até chás.
Beba de imediato. Logo após o preparo, maior é a absorção dos nutrientes.
E vale ressaltar que os sucos funcionais jamais devem substituir uma refeição, e sim servirem de complemento alimentar.
A dica é ingerir em jejum também para maior absorção dos nutrientes, mas qualquer hora do dia é válido!
Deixe uma resposta