Escrito em por
Veganismo.

Criador de porcos nos EUA reconhece erros e explica por que explorar animais é antiético

Quando eu penso sobre o debate em torno da ética do consumo de produtos de origem animal, muitas vezes eu me pergunto: por que é tão difícil para os comedores de carne e derivados de admitir que matar animais para comer é antiético? Na verdade, eu não consigo pensar em um só argumento ético em favor da morte de animais para consumo.

A maneira mais simples de colocar isto é que o abate de animais para produção de produtos é uma transgressão ética socialmente permitida. Permissão da sociedade não torna isso ético, apenas faz com que seja aceitável. A escravidão foi durante séculos socialmente admissível (apesar do fato de que havia sempre uma minoria de pé firmemente contra ela). Será que isso a torna menos antiética? Eu duvido que alguém hoje diria que sim.

criador-porcos-admite-que-errado-matar-animais

Como um criador de porcos, eu vivo uma vida antiética envolta nas armadilhas da justificação e da aceitação social. Há mais, até, do que a aceitação simples. Há realmente uma celebração pela maneira como eu crio os porcos. Pelo fato de que dou aos porcos uma vida o mais próximo do natural possível em um sistema não-natural, eu sou honrado, eu sou justo, eu sou humano – enquanto o tempo todo por trás dos panos, eu sou um senhor de escravos e um assassino. Olhando de frente, você não pode ver. Criar e abater suínos humanitariamente parece perfeitamente normal. Para ver a verdade, você tem que olhar de soslaio, como um porco faz quando sabe que você está tramando algo. Quando você vê com o canto do olho, na periferia de sua visão embaçada, você vê que a carne é na verdade um assassinato. Não de um ser humano, de outra espécie, mas ainda assim um assassinato.

Um dia, certamente não tão cedo, talvez séculos a partir de agora, vamos saber disso e aceitar isso tão bem tanto quanto sabemos e aceitamos o mal da escravidão. Mas até esse dia, eu sou e continuarei sendo um modelo de bem-estar animal. Porcos em minha fazenda são o ideal de porco. Eles fuçam, descansam, eles forrageiam, eles comem, eles dormem, eles chafurdam, eles se aquecem, eles correm, eles brincam e eles morrem, inconscientemente, sem dor ou sofrimento. Eu realmente acredito que eu sofro a morte mais do que eles.

As garras da ética nos engancham e começamos a lutar quando olhamos de soslaio. Faça-o, por favor. Veja através da falsa legitimidade da alternativa bucólica à pecuária industrial, uma alternativa que não é senão outra ofuscante camada de proteção justificativa que esconde a feiura da criação de animais para matá-los, para que possamos comer sua carne. Olhe e veja quem eu sou e o que eu faço. Olhe e veja quem e o que os animais são. Olhe e veja o que está no seu prato. Olhe e veja que a sociedade aceitavelmente diz sim. Ética, creio, universalmente, inequivocadamente e inegavelmente, diz não. Como você pode justificar a tomada de uma vida por prazer gustativo? É no olhar de soslaio, de forma consciente, que damos os primeiros passos em nossa evolução para nos tornar o tipo de seres que não constroem sistemas e infra-estruturas, cujo único propósito é matar seres cuja sensibilidade e capacidade de vida emocional e empatia nosso entendimento mal arranhou a superfície.

O que eu faço é errado, apesar da sua aceitação por quase 95 por cento da população americana. Eu tenho certeza disso – mesmo que eu ainda não possa agir sobre isto. Algum dia isto deve parar. De alguma forma, precisamos nos tornar o tipo de seres que podem ver o que estamos fazendo quando olhamos de frente, o tipo de seres que não tecem escuras e contundentes capas para sustentar, com aceitação e celebração, o grosseiramente antiético. Mais fundo, muito mais profundo, nós temos a obrigação de comer de maneira diferente.

Pode demorar gerações incalculáveis ​​de viciados e lutando com a ética para chegar lá. Mas nós realmente precisamos chegar lá – porque mais uma vez, o que estou fazendo, o que estamos fazendo, é errado, terrivelmente.

Nota do Portal: O relato de um explorador de animais admitindo o erro da “profissão” e o erro da sociedade é de extrema importância para o movimento de direitos animais. Porém, não podemos deixar de reforçar que a criação de animais seja no modelo industrial ou no modelo desse criador, isso pouco importa, visto que os direitos desses animais são negados nos dois métodos. O animal pode não estar confinado em poucos metros, mas continua confinado em metros maiores, do qual só irá se retirar dessa situação de confinamento quando chegar sua hora de ser transformado em pedaços.

Um outro engano que não podemos deixar de citar é a crença desse senhor de que não existe nada que possa ser feito para ajudar esses animais. Existe sim. E existe muitas coisas. A primeira delas é se tornar vegano e/ou vegana. Em segundo, lutar contra a exploração animal, levando mais informação as pessoas, ajudando organizações que trabalham pela abolição da escravidão dos animais, divulgando receitas vegetarianas (ingredientes vegetais), entre outras atitudes.

Para saber mais sobre Veganismo e Direitos Animais, acesse: www.sejavegan.com.br

Fonte da matéria: Huffington Post
* Com livre tradução de Veggi & Tal [publicação adaptada]

 

 

Deixe uma resposta